Serviços

Serviços

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Circo de Todo Mundo sempre trabalhou com a proteção social básica, realizando ações que preconizam a prevenção de situações de violação de direitos. Desde 2014, a organização vem executando em Nova Lima o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecendo atividades que objetivam prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes nas faixas etárias de 06 a 15 e de 15 a 17 anos. A iniciativa inclui público com deficiência, retirado do trabalho infantil ou submetido a outros riscos.

A organização oferece a oportunidade de acesso à informação sobre direitos e participação cidadã, realizando rodas de conversa e oficinas artístico-culturais que permitem a reflexão e a promoção do protagonismo infanto-juvenil. As atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como evitar situações de vulnerabilidade social e estimulara socialização, as práticas associativas e as diferentes formas de expressão de interesses, posicionamentos e visões de mundo no espaço público.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de DesenvolvimentoSocial de Nova Lima e em articulação com Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Local de atendimento: unidade do Circo de Todo Mundo em Nova Lima

 

Articulação e mobilização

Prêmio das Crianças do Mundo

O ‘Prêmio das Crianças do Mundo’ é um programa de educação e comunicaçãoglobalinstituído em 2000 pela organização sueca Children’s World para promover um intercâmbio humanitário entre crianças e adolescentes de diversas culturas. A premiação, também conhecida como ‘Prêmio Nobel pelos Direitos das Crianças’, é atribuída anualmente a uma pessoa, organização ou grupo que tenha dado uma contribuição extraordinária em defesa dos direitos da criança, tal qual estabelecidos na Convenção Internacional das Nações Unidas. Tem entre seus patronos personalidades como a Rainha Sílvia, da Suécia, e Nelson Mandela.

Os candidatos são previamente selecionados por um comitê interno e, em seguida, é dada a estudantes de 10 a 17 anos a oportunidade de votação, que é realizada por meio de dois processos distintos. Em um deles, mais restrito, o vencedor é escolhido por um júri composto de 12 crianças representantes de todos os continentes, muitas delas vítimas de violações de direitos.A outra eleição, mais ampla, é chamada ‘Prêmio dos Amigos Mundiais’ e consiste em uma votaçãointernacional promovida através da Internet. Este processo conta com a participação de organizações que atuam na promoção do direito à infância e tem o apoio de uma rede de parceiros com mais de 53 mil escolas e cerca de 24 milhões de alunos de mais de cem países. No Brasil, 700 mil crianças participam ativamente da iniciativa, que tem o envolvimento de aproximadamente 1.200 escolas públicas e privadas e de organizações, dentre elas o Circo de Todo Mundo.

Apremiação é uma excelente oportunidade de envolver meninas e meninos em debates sobre direitos da infância, democracia, participação e mobilização social. O projeto tem metodologia própria, material exclusivo fornecido pelos organizadores internacionais e parceiros locais como escolas municipais e profissionais da área de educação, arte, cultura e assistência social. Para melhor embasar seu voto,crianças e adolescentessão incentivados a acessar uma série de informações sobre o tema central do concurso e se preparam durante meses até o dia da votação na lona do Circo. A oportunidade de participarem de uma iniciativa global amplia o conhecimento das crianças e adolescentes que, além de se aprofundarem no Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecem o histórico e a atuação dos concorrentes ao prêmioe aprendem sobre outras realidades ao redor do planeta.

Local de atendimento: unidade do Circo de Todo Mundo em Betim