Projetos

Projetos

Desatando os Nós do Silêncio

Iniciado em 2015, o projeto ‘Desatando os Nós do Silêncio’ oferece oficinas de rap e dança de ruapara crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos. Essas expressões artísticas são utilizadas como ferramenta para a prevenção e o protagonismo no combate à exploração sexual infanto-juvenil, procurando fomentar o diálogo, ampliar o acesso à informação e apontar caminhos para minimizar e evitar os prejuízos decorrentes dessa violação aos direitos de meninos e meninas. Assim, o projeto também promove rodas de conversa, apresentações e workshops em espaços educacionais e de assistência social.

O projeto tem o patrocínio do Banco do Brasil e é realizado com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.

Local de atendimento: Paróquia São Gabriel (Rua Theodoro Bonfim, 85 – Taquaril) e Centro de Atendimento ao Menor (Ciame) Flamengo (Rua Fernão Dias, 1147 - Alto Vera Cruz), parceiros do espaço do Circo de Todo Mundo em Belo Horizonte

 

Semeando uma Cultura de Direitos

O projeto ‘Semeando uma Cultura de Direitos’ foi criado em 2007 como desdobramento de ações que o Circo de Todo Mundo já realizava desde 1993 em prol da ampliação e do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Sua premissa é a convicção de que a cultura e as expressões artísticas podem ser instrumentos de transformação social e o objetivo principal é contribuir para a prevenção e a diminuição de casos de violência contra crianças, adolescentes e jovens.

A intervenção se dá em Betim, por meio de um trabalho que integra família, escola e comunidade, com um enfoque multissetorial que envolve agentes da sociedade civil e do poder público. O projeto prevê a articulação de uma rede de compromisso coletivo que possa complementar e fortalecer suas ações.

O projeto ‘Semeando uma Cultura de Direitos’ tem o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Local de atendimento: unidade do Circo de Todo Mundo em Betim

 

Tecendo uma Rede de Cidadania

O projeto ‘Tecendo uma Rede de Cidadania’ surge com o propósito de replicar a tecnologia sociocultural que propõe a transformação de realidades de vida por meio da cultura e da arte, desenvolvida pelo Circo de Todo Mundo ao longo de seus mais de 20 anos de história. Começou a ser concebido em 2003 e teve início em 2006, tendo como ponto de partida a problemática da crescente violação de direitos das crianças e dos adolescentes e do aumento dos índices de criminalidade e violência envolvendo esse público em suas comunidades de origem, como aglomerados residenciais, vilas e favelas.

Ciente de que a reversão dessa situação crônica da sociedade brasileira exige uma intervenção inovadora, que ofereça abordagens alternativas para o problema, o Circo de Todo Mundo objetiva, com esse projeto, ‘tecer’ uma grande ‘rede’ que integra dois eixos de atuação: capacitação em direitos humanos e ampliação das perspectivas da educação.

A atividade lúdico-circense e artística é o instrumento de trabalho utilizado para a construção de uma prática socializadora e mobilizadora, que incide positivamente nas relações sociais e atua também como suporte para a autodescoberta, a melhoria no desempenho escolar, a iniciação profissional e as reflexões acerca dos problemas vivenciados no cotidiano da comunidade.Com metodologia participativa, o projeto visa estimular a reflexão crítica e propicia uma gradual inserção na vida comunitária e, também, no mundo do trabalho.

O projeto ‘Tecendo uma Rede de Cidadania’ é executado em parceria com a Prefeitura de Nova Lima e tem o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Local de atendimento: no primeiro ano, o projeto foi implementado em Belo Horizonte, tendo como foco a Região Leste da cidade; em um segundo momento foi transferido para a unidade do Circo de Todo Mundo em Nova Lima